sábado, 25 de março de 2017

Nossa, Tefé!

O projeto Nossa Tefé tem início com uma página no Facebook, objetivando mostrar a Terra da Castanha em seus mais variados aspectos: desde os pontos de referência da cidade até os lugares menos citados que, em conjunto, fazem com que nos apaixonemos cada diz mais pela Princesinha do Solimões.
A ideia é mostrar Tefé através de imagens, poemas, poesias e letras de músicas. Foram reunidos pelo menos 3 anos de registro fotográfico para dar início ao projeto, a serem postadas periodicamente na página Nossa Tefé: www.facebook.com/nossatefe/.
Letreiro localizado em frente ao Aeroporto Internacional de Tefé, em Março de 2017.
Além da equipe que administra a página, queremos mais! Queremos que todos os tefeenses teçam conosco esse álbum virtual, a fim de levar ao mundo a imagem, o som e, se bobear, até o cheiro de nossa amada terra.
Para isso, basta enviar seu registro da cidade, qualquer que seja, para a caixa de entrada da página ou para o e-mail: nossatefeam@gmail.com.
Ficaremos muito felizes em receber sua mensagem, da mesma forma que estamos muito felizes com o desabrochar do projeto.

Viva a Nossa Tefé! Visite-nos e curta: www.facebook.com/nossatefe/


 Clique e confira!

Até o próximo texto!

terça-feira, 21 de março de 2017

Lançamento: Banzeiro Manso, de Marta Cortezão


No sábado de 25 de fevereiro, Tefé foi presenteada com o lançamento do livro Banzeiro Manso, de Marta Cortezão. O evento ocorreu no auditório Márcio Ayres, no CETAM, localizado na rua Olavo Bilac, Centro.
Marta Cortezão em sessão de autógrafos
O banzeiro do Blog Universo Urbano bateu lá para registrar tudo. Da esquerda para a direita: Marta Cortezão, Kétlen Dávila e Lucas Ramus
            Logo na entrada fomos acolhidos com muito carinho pela equipe que organizava o evento. E é claro que a música regional só fez o ambiente ficar mais aconchegante.
            Marta Cortezão nos recebeu toda sorrisos e só abraços. O secretário de turismo, indústria e comércio Christophan Mota fez a leitura da biografia da autora e conduziu a cerimônia.
            A autora fez um belo discurso, onde agradeceu à ABEPPA (Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-amazônicos), da qual faz parte, e contou o que a levou a escrever sobre Tefé: ela sentia fome! Fome de tudo o que ela estava acostumada a encontrar no Amazonas, incluindo o delicioso jaraqui frito e a nossa amada farinha.
Assim, transformou a fome que também era saudade em poesia!
E rendeu um livro tão bom que a cada leitura, acabamos por nos apaixonar ainda mais pela nossa terra!
A autora declamou “Bênçãos”, dedicado à mãe e “Lorde Urubulino Urubu”, que critica o descaso de figuras públicas com a cultura regional
Desde a metáfora diz muito sobre o tefeense! A autora explicou que quer dizer o ir e vir de sentimentos, o banzeiro que tem um balanço que não deixa de ser bom, pois “a gente vai acumulando banzeiros, a gente vai subindo na vida” disse a autora.
            Teve ainda sorteio de camisas, que premiou o nosso blogueiro Lucas Ramus. Olha só ele todo enxerido com o lindo presente.
Ganhadores do sorteio das camisas
A noite terminou com a sessão de autógrafos e com o que a própria definiu como “um cheiro de mari nas mãos de cada um”, que nada mais é que o jeito tupeba de confraternizar. 

Mais banzeiros de Marta Cortezão podem ser encontrados em www.tefetupeba.wordpress.com e em sua página “Banzeiro Manso” do Facebook.

Até o próximo texto!

segunda-feira, 6 de março de 2017

II Seminário de Mulheres de Tefé