domingo, 27 de dezembro de 2015

5 MOTIVOS PARA SE CONHECER A COMUNIDADE DAS MISSÕES, EM TEFÉ


Companheira Fiel de Andanças!
  Ahhh a Missão, um dos lugares que eu pouco conheço, devia me envergonhar, mas super índico para quem estiver e para quem pensar em vim até Tefé.
   A Comunidade da Missão foi onde se deu o início da Missão dos Espiritanos em Tefé, em 1897. O local foi fundado por padres para a missão de evangelização de povos indígenas, fica alguns poucos minutos da cidade de Tefé, das poucas vezes que eu estive lá, fui por vias fluviais, de barco. Porém algumas pessoas dizem que existe a possibilidade de ir via estrada, um pouco arriscado, se um dia eu for, conto também.
   Mas o motivos de eu estar escrevendo esse texto, é que em uma das minhas andanças, eu me vi ali naquele lugar histórico, bonito naturalmente e acolhedor. Então na volta para Tefé, fiquei pensando em alguns motivos que levam ou que podem atrair as pessoas até lá.
Então vamos lá!
     1.  A BELEZA NATURAL
 
     

   Para quem não está acostumado com muita natureza, a surpresa já começa no caminho de ida. Durante a viajem até lá, dependendo do período se é seca ou cheia, você irá ver uma paisagem muito linda do rio e das árvores. E ao chegar lá, apesar de ser uma comunidade onde já existe bastante casa, tem escola, uns campinhos e as igrejas, mas falarei delas mais tarde. E apesar de tudo isso, ainda é possível aproveitar uma mata muito agradável, sons dos pássaros e o barulho das folhas movimentadas pelo vento. A visão de lá de cima para o rio também é lindo e confortante. Ouvi dizer também que mais a dentro da mata existem igarapés e ambientes ainda melhores.

2. O CASARÃO
   Talvez um dos maiores símbolos da Missão, o casarão é um prédio grande, que possui um jardim na frente e muitas coisas legais lá dentro, falo assim, porque nunca entrei, e isso é a melhor parte para você que lê, porque só saberá se você conhecer pessoalmente. Mas enfim, hoje é utilizada para diversos cursos e retiros para a Igreja local. É cobrado uma taxinha turística por pessoa para conhecer o local, e pelo que já ouvi falar, vale muito apena.


3.  IGREJA

   Toda estilozinha, a igreja do Divino Espirito Santo também está de pé até hoje e tem mais de 100 anos, funciona com missas e catequeses normalmente, sem falar nos festejos que acontecem anualmente de forma bem tradicional a anos. E ao lado da igreja está o cemitérios dos Missionários, outra parte da Missão que funciona até hoje. Recentemente foi feito uma estrutura para valorizar as tumbas mais antigas e que de ondem surgiram os principais nomes de famílias tradicionais de Tefé também.

4. OS COMUNITÁRIOS
   Por ser povos da Amazônia, assim como eu, os comunitários da Missão são bastante cordiais, simpáticos adoram uma boa conversa e ainda mais contar suas historias, e vale muito a pena conhecer suas lendas, tradições e cultura, de um lugar onde foi berço de muitas manifestações culturais que se tem pelo Amazonas, como a Ciranda e que até hoje ainda se pode ver em pratica, como a Dança do Barqueiro.

5. ENCONTRO DAS ÁGUAS COM OS BOTOS

   O encontro do Rio Solimões com o Lago de Tefé, um fenômeno em escala menor do que encontramos em Manaus mais que vale apena contemplar também, e ainda é possível ficar algum tempinho apreciando os botos.

   Bem, é isso galera, espero que tenha despertado a vontade em vocês de conhecer a Comunidade das Missões, que é apenas um dos atrativos turísticos de Tefé.
   Abraços, e até mais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lançamento do Livro POIESIS E MORFOSES

Olá pessoal, graças o app do Blogger agora posso postar do meu iPhone
Então aconteceu hoje na área de convivência do Centro de Estudos Superiores de Tefé - Cest/UEA, o lançamento do livro do professor Manoel Domingos, professor da universidade que deu aula pra mim também.
O professor Domingos, como é conhecido no campus, é um escritor de mão cheia. Todos reconhecem eles pelo amor que ele tem por essa arte, além de ministrar aulas e também fazer parte da banda de música Os Uirapurus.

" A poesia é uma relação temporal e verbal do Homem consigo mesmo..."

Como eu estava apenas de passagem pela universidade, não pude nem ficar pra assistir a todo o evento nem pra ler um pouco do livro. Mas não deixei de comparecer, sem falar que casou direitinho com a exposição de alguns quadros de arte lindíssimos.


Tinha uma galera muito legal prestigiando o evento é eu encontrei a lindíssima Maria por lá também, que estava trabalhando, fazendo a cobertura do lançamento, e não podia deixar de ter o momento Tietê rsrs ahhhh e seria bem legal se nossa poetiza Kétlen estivesse lá também :(


Enfim, parabéns professor Domingos, estou muito feliz pelo seu lançamento, irei procurar lê e quem sabe falar dele aqui no blog rsrsrs ao sei que deve ser muito bom e eu já super recomendo!