O turismo é uma atividade que tem crescido bastante na cidade de Tefé, prova disso é a criação da Secretaria Municipal de Turismo, a disponibilização da UEA em um curso especial para a cidade e algumas ações que a AmazonasTur tem promovido em Tefé, que até então se intitulava de Princesinha do Solimões, enfim, esses eventos que a Secretaria Estadual de Turismo, por meio da AmazonasTur, vem desenvolvendo na cidade, mostram a preocupação dos órgãos com a atividade turística Tefeense, ou pelo menos parece.
Porem surgi uma questão: Organizar a cidade para desenvolver o turismo. A questão ainda permanece, mas já estamos cuidando de alguns detalhes e deixando os turistas visitarem a cidade.
A Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com a SMTur, sediaram a semana do Turismo, que aconteceu no mês de Setembro de 2013. O evento foi suUuper bem sucedido e diria ate que abriu portas, gerou discursoes e também abriu o olho da população, apesar da comunidade pouco ter participado. Nessa semana, que coincidiu com o período da Festa da Castanha, aconteceram tantas coisas que vou precisar me organizar. Calma Lucas, respira... ufaa... ok, vamos lá;
Primeiro, por ser no período da Castanha’s Party, a AmazonasTur fez uma pesquisa e lançou 3 tipos de questionário na cidade, eu participei dessa pesquisa por isso estou meio por dentro. Um questionário procurava saber dos tipos de turistas que visitam Tefé, traçar assim o perfil desses viajantes. Outro segundo seria pra saber como a comunidade local recebia esses visitantes e se estavam preparados, e o terceiro questionário era para as empresas que trabalhavam diretamente com os turistas, como Restaurantes e Hoteis. O resultado da pesquisa até hoje, um ano depois, ainda não foi divulgado, pelo menos eu não fiquei sabendo :( motivos¿ desconheço.
A AmazonasTur aproveitou o embalo e lançou na cidade uma campanha contra a exploração sexual no turismo, é erradíssimo usar o termo Turismo Sexual, uma campanha de combate, LOGICO, então distribui panfletos pela cidade e na UEA levou palestrantes, reuniu os órgãos responsáveis pelas crianças e adolescentes, sorteou camisas, pen drivers e deu certificado para quem participou das atividades.
Tivemos a mesa redonda com o trade turístico de Tefé. Empresários, responsáveis e estudantes de turismo ou das áreas próximas, se reuniram para conversar sobre a situação do turismo na cidade. Para mim um coisa extremamente importante, todo mundo já sabe como é, sabe o que tem que melhorar e só reunir pra conversar não resolve nada, é preciso de mais ação.
Enfim, atividades da semana do turismo aparte, agora vamos para o 1º fórum de Turismo de Tefé!!!!
\o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
Esse sim foi porreta de bom. Eu fiquei muito contente com o fórum, acho que deveria ter o 2º e se depender da minha turma, terá sim!
Well, o fórum era para escolher a identidade turística da cidade, já que Princesinha do Solimões era um slogan bem saturado :\ então tiveram apresentações, ótimas por sinal, de secretários municipais, estudiosos e bastante, baaaaaastaaaaante discursão.
A Profª Eubia apresentou seus trabalhos de pesquisas, nos quais ela defende a ideia de que Tefé é uma cidade polo, ela falou sobre a localização de Tefé no mapa do Amazonas, concluiu que fica mesmo no centro do estado e olhando em uma escala maior, tipo na Amazônia como um todo, ainda assim Tefé está permanece centralizado. Abordou também a importância que nossa querida cidadezinha tem sobre as outras cidades e pequenas comunidades ao nosso arredor, e que essa importância só tem a se consolidar com o aumento do aeroporto, Tefé irá tornar-se polo ainda mais estruturado. Não é pra qualquer um!
O Secretario Municipal de Cultura daquela época, apresentou a participação da Castanheira ao decorrer da nossa história, falou da Festa da Castanha, porém pra mim seus argumentos foram fracos. Rs.
Enfim, o melhor veio depois, estão presentes no momento, nós, tecnólogos em gestão de turismo, os alunos de Técnico em Turismo do Senac, os alunos de outros cursos da universidade, representantes do Mamirauá e poucos representantes da parte privada, que na minha humilde opinião perderam uma boa discursão onde só teriam a ganhar, enfim, deixemos de lado o desinteresse dessa parte.
Muitas opiniões foram expostas, questionamentos lançados, todos falaram e coisa e tals, mas o turismo é um fenômeno, um bicho complexo para quem não tem tanta intimidade, e Mario Beni, um PoderosoChefão do Turismo, cita em suas obra o SisTur, Sistema do Turismo, onde a Iniciativa Privada, o Poder Publico e a Comunidade tem que caminhar em sincronia para que a atividade flua. Ok! Momento Nerd chegado ao fim, Let’s go! Estavam lá presentes naquela noite chuvosa: poder publico, profissionais, simpatizantes rs, e faltou a iniciativa privada, :\ como dirigir um carro se falta um roda¿ fica difícil, muuuuito difícil, mais o que percebi foi que ali estava cheio de pessoas empolgadas, cabeças pensantes e com ideias ótimas, e mostraram que “com” ou “sem” a participação dessa parte, vamos botar o barco pra frente.
Foi escolhido o slogan “Tefé, o coração da Amazônia”, e agora eu irei falar o que penso sobre isso: uma monstruosa responsabilidade á se encarada, porque na minha concepção “Coração da Amazônia” é um termo muito forte, irá gerar uma expectativa grande nos turistas que serão atraído por essa frase, e sejamos francos, Tefé ainda não esta com essa bola toda. Estamos tratando de melhorar as coisas por aqui para aí sim investir forte na propaganda que será feita por esse mundo de meu Deus.
O meu entusiamos é total para o 2º Forum de Turismo de Tefé, até defendo a ideia de o tema desse segundo fórum ser “Tefé para os Tefeenses”, esse tema propõe uma reflexão sobre a nossa situação, se a cidade é boa para os Tefeenses então logo será boa para os visitantes, e também já expressamos nossos sentimento de paixão por Tefé, porque só quem mora aqui sabe como é baum!
Queridos Turistas, sejam bem vindos a cidade, desculpem os transtornos de houverem, mas estamos deixando a cidade melhor para vocês e para nós também.
Bye bye!

Nenhum comentário:
Postar um comentário