terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

"Tefé e o Turismo", ou "Turismo e Tefé"?



Na edição de Fevereiro do Jornal mensal O Solimões, foi publicado um artigo que muito me chamou atenção, é um texto sem assinatura e com uma visão muito romântica sobre o turismo em Tefé. Tive a impressão de que o texto foi feito por alguém da área de turismo, pois possui termos muito técnicos da nossa profissão e é inevitável notar uma indireta bem direta feita.
O texto é narrado em primeira pessoa, o que me dá mais curiosidade pra saber quem escreveu, e começa com palavras doces e elogiosas sobre Tefé, cita o potencial turístico, cita também o fluxo turístico desenvolvido pela Reserva Mamirauá, e até fala dos novos cursos que instituições locais estão disponibilizando. Outra coisa importante, citada também, foi da criação da secretaria municipal de turismo e das perseguições por ela enfrentada desde o seu principio, afinal de contas esse é o cunho principal da matéria. “Turismo visto por políticos sem visão – desabafo de um tefeense” é o titulo da matéria, logico que compartilho da indignação, como estudante da área, vejo o descaso com nosso segmento. A criação da secretaria e a reativação do Conselho Municipal de Turismo é um passo inicial para o desenvolvimento da atividade... mas é obvio que ainda tem muito a ser feito e que tenhamos paciência também.
Sobre a matéria, recebi um e-mail do Secretário Municipal de Turismo, Comércio & Indústria, Christophan Mota.



Olá Lucas, tudo bem?


Bem,o fato de alguém saber tanto dos altos e baixos da secretaria de turismo assim como nos integrantes dela sabemos, como nossas ações e problemas eram visíveis pelo fato de ter um conselho municipal de turismo, não era de se estranhar, certamente, alguém que por ventura
conhece toda a história da secretaria, e sabe da necessidade do tema turismo andar na cidade de Tefé, e claro, é uma decepção muito grande saber que autoridades do poder legislativo pensam de uma forma bem diferente sobre o potencial econômico do turismo para Tefé.



Hoje Lucas, esses problemas já estão sendo sanados, o novo prefeito de Tefé, começou a readequar a secretaria, colocou uma subsecretaria, e mais 02 funcionarias concursadas da prefeitura de Tefé, hoje somos uma equipe de 05  pessoas, com planejamento de chegar ser uma equipe de 10 pessoas, fora a equipe de estagiários, assim para esse ano de 2015 vamos ampliar nossas ações, e atingir aos pontos que de fato condiz ao desenvolvimento do turismo em Tefé.  Estamos conseguindo superar tais problemas graças a sensibilização dos novos gestores da cidade, o prefeito Jucimar Veloso e a vice prefeita Gean Celani.



Em 2015 vamos atuar no turismo pedagógico, os jovens e as crianças precisam sabe da história do lugar onde eles moram, e isso vamos fazer através do turismo pedagógico. Vamos fazer as devidas capacitações no trade turístico ( hotéis, transportes, bares e restaurantes) Vamos implementar o 1º Centro de Atendimento ao Turismo, o CAT que será nas dependências do novo aeroporto de Tefé.
Vamos sediar o 5º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia, nesse evento temos uma expectativa de receber 300 visitantes, certamente um numero bastante expressivo para uma cidade que esta começando a se estruturar para o turismo. Vamos promover Tefé no Salão Amazonense de Turismo que será em Junho em Manaus, e vamos participar de mais uma edição da Feira das Américas, realizado pela ABAV e pelo Ministério de Turismo, em São Paulo , em Setembro.



No mais é isso, qualquer novidade te mantenho informado.



Atenciosamente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário